Qual o correto: Visando ao aumento ou visando o aumento?
Questão
Qual o correto: Visando ao aumento ou visando o aumento?
Alternativas
Visando ao aumento
visando o aumento
Explicação
O correto, na norma-padrão, é “visando ao aumento”.
Passo a passo (por quê):
- “Visar” no sentido de “ter por objetivo” (equivalente a “objetivar”, “pretender”) é verbo transitivo indireto.
- Nessa regência, ele exige a preposição “a”: visar a algo.
- Como “aumento” vem com artigo “o” (o aumento), ocorre a contração: a + o = ao.
- Portanto: “visando ao aumento”.
Observação: “visando o aumento” pode aparecer em usos informais, mas é considerado fora da regência preferida na norma culta quando o sentido é “ter por objetivo”.
Alternativa correta: (A).