Qual o correto: Visando ao aumento ou visando o aumento?

Questão

Qual o correto: Visando ao aumento ou visando o aumento?

Alternativas

Visando ao aumento

96%

visando o aumento

Explicação

O correto, na norma-padrão, é “visando ao aumento”.

Passo a passo (por quê):

  1. “Visar” no sentido de “ter por objetivo” (equivalente a “objetivar”, “pretender”) é verbo transitivo indireto.
  2. Nessa regência, ele exige a preposição “a”: visar a algo.
  3. Como “aumento” vem com artigo “o” (o aumento), ocorre a contração: a + o = ao.
  4. Portanto: “visando ao aumento”.

Observação: “visando o aumento” pode aparecer em usos informais, mas é considerado fora da regência preferida na norma culta quando o sentido é “ter por objetivo”.

Alternativa correta: (A).

Questões relacionadas

Ver últimas questões

Comece a estudar de forma inteligente hoje mesmo

Resolva questões de concursos e vestibulares com IA, gere simulados personalizados e domine os conteúdos que mais caem nas provas.

Cancele quando quiser.