O glucagon é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem função primordial no organismo, funcionando em conjunto com a insulina. De acordo com esse contexto analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta: I- O glucagon tem função de balancear a glicose no sangue, tendo como função o inverso do efeito da insulina. II- A função principal é o estímulo de produção de glicose pelo fígado, e a insulina bloquear essa produção, com a ausência da insulina os níveis de glicose aumenta pela produção que não para.
Questão
O glucagon é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem função primordial no organismo, funcionando em conjunto com a insulina. De acordo com esse contexto analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I- O glucagon tem função de balancear a glicose no sangue, tendo como função o inverso do efeito da insulina. II- A função principal é o estímulo de produção de glicose pelo fígado, e a insulina bloquear essa produção, com a ausência da insulina os níveis de glicose aumenta pela produção que não para.
Alternativas
A) A primeira assertiva está correta, mas a segunda está errada
B) A primeira assertiva está errada, mas a segunda está correta
C) Nenhuma das assertivas estão corretas
D) As duas assertivas estão corretas, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
E) As duas assertivas estão corretas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação
Vamos analisar cada assertiva.
I) O glucagon eleva a glicemia (aumenta a glicose no sangue) e, portanto, atua de forma antagônica à insulina, que reduz a glicemia ao estimular captação e armazenamento de glicose. Assim, dizer que o glucagon “balanceia” a glicose no sangue com função inversa à insulina está correto.
II) A principal ação do glucagon é estimular o fígado a aumentar a glicose sanguínea, sobretudo por glicogenólise (quebra do glicogênio) e gliconeogênese (produção de glicose). A insulina, por sua vez, inibe essas vias e reduz a produção hepática de glicose. Em ausência/falta importante de insulina (ex.: diabetes tipo 1 descompensado), ocorre perda desse “freio”, e a produção hepática de glicose tende a ficar aumentada, elevando a glicemia. Logo, a assertiva está correta.
Além disso, a assertiva II explica a I: se o glucagon estimula produção hepática de glicose e a insulina a bloqueia, fica claro o porquê de seus efeitos serem opostos (antagonistas) no controle da glicemia.
Alternativa correta: (E).