Durante a prática de exercício físico, o organismo ativa mecanismos hormonais que favorecem o suprimento energético e a manutenção da homeostase. Entre esses mecanismos, destacam-se as alterações nos níveis de insulina e glucagon, que atuam de forma coordenada para regular a glicemia. Considerando o contexto apresentado e o Gráfico 1, assinale a alternativa que melhor explica a dinâmica hormonal observada.

Questão

Durante a prática de exercício físico, o organismo ativa mecanismos hormonais que favorecem o suprimento energético e a manutenção da homeostase. Entre esses mecanismos, destacam-se as alterações nos níveis de insulina e glucagon, que atuam de forma coordenada para regular a glicemia. Considerando o contexto apresentado e o Gráfico 1, assinale a alternativa que melhor explica a dinâmica hormonal observada.

Imagem 1

Gráfico 1 — Variação dos níveis de insulina e glucagon durante o exercício físico de intensidade moderada.

Eixo x: tempo do exercício. Eixo y: níveis hormonais.

Curvas observadas:

  • Insulina: curva descendente ao longo do tempo de exercício (redução).
  • Glucagon: curva ascendente ao longo do tempo de exercício (aumento).

Alternativas

a) A manutenção da insulina elevada durante o exercício evita o catabolismo muscular e o estresse fisiológico.

b) A redução da insulina e o aumento do glucagon favorecem a manutenção da glicemia durante o exercício, por meio da mobilização de substratos energéticos.

95%

c) A elevação da insulina promove maior captação de glicose pelos músculos, enquanto o glucagon inibe a produção hepática de glicose.

d) O aumento do glucagon reduz a lipólise, poupando glicose como fonte de energia principal durante o exercício.

Explicação

Durante exercício físico moderado, o corpo precisa manter a glicemia para garantir oferta contínua de energia (especialmente para sistema nervoso e para o próprio músculo).

1) O que o Gráfico 1 mostra

  • Insulina diminui ao longo do exercício.
  • Glucagon aumenta ao longo do exercício.

2) Por que a insulina cai? A insulina é um hormônio de estado “alimentado” (anabólico). Se ela permanecesse alta, tenderia a:

  • aumentar o armazenamento de glicose (glicogênese) e gordura (lipogênese);
  • reduzir a liberação de combustíveis para o sangue.

Ao reduzir a insulina, o organismo diminui a captação/armazenamento excessivo de glicose em tecidos não prioritários e facilita a mobilização de reservas energéticas.

3) Por que o glucagon sobe? O glucagon é um hormônio contrarregulador da insulina. Seu aumento durante o exercício promove principalmente no fígado:

  • glicogenólise (quebra de glicogênio hepático → liberação de glicose);
  • gliconeogênese (produção de glicose a partir de precursores).

Além disso, no contexto de baixa insulina, há maior disponibilidade de substratos energéticos (como ácidos graxos), ajudando a poupar glicose e manter a homeostase.

4) Análise das alternativas

  • (a) Incorreta: no exercício, a tendência é insulina reduzir, não se manter elevada.
  • (b) Correta: descreve exatamente a dinâmica do gráfico e o efeito fisiológico: insulina ↓ + glucagon ↑ → manutenção da glicemia via mobilização de reservas.
  • (c) Incorreta: no gráfico a insulina não se eleva, e o glucagon não inibe a produção hepática de glicose; ele estimula.
  • (d) Incorreta: o glucagon não reduz a lipólise; no conjunto hormonal do exercício, há maior mobilização de combustíveis, e não bloqueio de lipólise.

Alternativa correta: (b).

Questões relacionadas

Ver últimas questões

Comece a estudar de forma inteligente hoje mesmo

Resolva questões de concursos e vestibulares com IA, gere simulados personalizados e domine os conteúdos que mais caem nas provas.

Cancele quando quiser.