Ao respirarmos, inalamos O2 e liberamos CO2, qual a síntese responsável por esse processo?

Questão

Ao respirarmos, inalamos O2 e liberamos CO2, qual a síntese responsável por esse processo?

Alternativas

A) Ciclo de Krebs.

88%

B) Fermentação.

C) Glicólise.

D) Hidrólise.

E) Oxidação.

Explicação

  1. O enunciado descreve que, ao respirar, utilizamos O2O_2 e liberamos CO2CO_2. Esse balanço gasoso está associado à respiração celular aeróbia.

  2. Na respiração aeróbia, o CO2CO_2 é efetivamente produzido nas etapas de descarboxilação do piruvato (formação de acetil-CoA) e, principalmente, no Ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico), em que ocorre liberação de CO2CO_2 durante a oxidação do acetil-CoA.

  3. Analisando as alternativas:

  • Fermentação: ocorre sem O2O_2 e não caracteriza o processo típico de consumo de O2O_2 com liberação de CO2CO_2 (no contexto clássico de respiração aeróbia).
  • Glicólise: não libera CO2CO_2 (quebra glicose em piruvato no citosol).
  • Hidrólise: é um tipo geral de reação química, não uma via metabólica específica ligada a O2CO2O_2 \to CO_2.
  • Oxidação: é um conceito amplo; embora haja oxidações na respiração, a alternativa específica e correta, ligada à produção de CO2CO_2 na via, é o Ciclo de Krebs.

Portanto, a síntese/metabolismo diretamente associado à liberação de CO2CO_2 na respiração aeróbia é o Ciclo de Krebs.

Alternativa correta: (A).

Questões relacionadas

Ver últimas questões

Comece a estudar de forma inteligente hoje mesmo

Resolva questões de concursos e vestibulares com IA, gere simulados personalizados e domine os conteúdos que mais caem nas provas.

Cancele quando quiser.