Ao respirarmos, inalamos O2 e liberamos CO2, qual a síntese responsável por esse processo?
Questão
Ao respirarmos, inalamos O2 e liberamos CO2, qual a síntese responsável por esse processo?
Alternativas
A) Ciclo de Krebs.
B) Fermentação.
C) Glicólise.
D) Hidrólise.
E) Oxidação.
Explicação
-
O enunciado descreve que, ao respirar, utilizamos e liberamos . Esse balanço gasoso está associado à respiração celular aeróbia.
-
Na respiração aeróbia, o é efetivamente produzido nas etapas de descarboxilação do piruvato (formação de acetil-CoA) e, principalmente, no Ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico), em que ocorre liberação de durante a oxidação do acetil-CoA.
-
Analisando as alternativas:
- Fermentação: ocorre sem e não caracteriza o processo típico de consumo de com liberação de (no contexto clássico de respiração aeróbia).
- Glicólise: não libera (quebra glicose em piruvato no citosol).
- Hidrólise: é um tipo geral de reação química, não uma via metabólica específica ligada a .
- Oxidação: é um conceito amplo; embora haja oxidações na respiração, a alternativa específica e correta, ligada à produção de na via, é o Ciclo de Krebs.
Portanto, a síntese/metabolismo diretamente associado à liberação de na respiração aeróbia é o Ciclo de Krebs.
Alternativa correta: (A).