A afirmação de Platão segundo a qual "são os filósofos que devem governar" deve ser considerada uma
Questão
A afirmação de Platão segundo a qual "são os filósofos que devem governar" deve ser considerada uma
Alternativas
Avaliação favorável a sistemas de governo baseados em critérios plutocráticos.
Reafirmação da solução fornecida pela democracia para enfrentar a desordem política.
Valorização da política como experiência fenomênica e da multiplicidade dos significados de justiça.
Defesa do filósofo como aquele que conhece verdadeiramente, em oposição ao relativismo dos sofistas.
Explicação
Em Platão (sobretudo em A República), a tese de que “os filósofos devem governar” está ligada à ideia de que só quem conhece o Bem e a Justiça em si (isto é, a verdade sobre o que é justo) pode conduzir corretamente a pólis.
- Platão critica a política baseada apenas em opinião (doxa), retórica e persuasão — associadas aos sofistas —, pois isso gera relativismo e decisões instáveis.
- O filósofo, ao contrário, busca o conhecimento verdadeiro (episteme) e, por isso, seria o mais apto a governar visando o bem comum.
Analisando as alternativas:
- “critérios plutocráticos” (governo dos ricos) não é a proposta platônica.
- “reafirmação da democracia” é o oposto: Platão é um crítico da democracia ateniense.
- “multiplicidade dos significados de justiça” sugere uma leitura relativista/fenomenológica, incompatível com a defesa platônica de uma justiça verdadeira.
- Resta correta a alternativa que aponta a oposição ao relativismo sofista e a defesa do conhecimento verdadeiro.
Alternativa correta: (D).