Nos dias de hoje, ainda existem várias confusões teóricas na proporcionalidade conceitual das diferenças entre recriação e diversão. A respeito disso, devemos destacar que: I - Na recriação, acontece a atuação ativa do participante, que se envolve parcialmente. II - A diversão é caracterizada na atuação passiva do praticante e, com o espírito criador, a pessoa se envolve na alegria em fazer. III - Na recreação e na diversão, a atuação sempre será ativa, independentemente dos vários momentos ou da proposta interessada. IV - Quando a pessoa está como espectador ou ouvinte e se envolve parcialmente, nesse sentido, denominamos de diversão. V - A solicitação do espírito criador, que abrange totalmente a alegria do fazer, é denominada de recreação. Em relação ao que foi citado anteriormente, marque as alternativas corretas:

Questão

Nos dias de hoje, ainda existem várias confusões teóricas na proporcionalidade conceitual das diferenças entre recriação e diversão. A respeito disso, devemos destacar que:

I - Na recriação, acontece a atuação ativa do participante, que se envolve parcialmente.

II - A diversão é caracterizada na atuação passiva do praticante e, com o espírito criador, a pessoa se envolve na alegria em fazer.

III - Na recreação e na diversão, a atuação sempre será ativa, independentemente dos vários momentos ou da proposta interessada.

IV - Quando a pessoa está como espectador ou ouvinte e se envolve parcialmente, nesse sentido, denominamos de diversão.

V - A solicitação do espírito criador, que abrange totalmente a alegria do fazer, é denominada de recreação.

Em relação ao que foi citado anteriormente, marque as alternativas corretas:

Alternativas

A) I, III e IV, apenas.

B) II e IV, apenas.

C) I, II e V, apenas.

D) II, IV e V, apenas.

84%

E) I, III, IV e V, apenas.

Explicação

Para diferenciar recreação de diversão, a ideia central cobrada na questão é:

  • Recreação: envolve participação ativa e engajamento mais total, com “espírito criador” e a alegria ligada ao fazer.
  • Diversão: pode ocorrer com atuação mais passiva (ex.: assistir/ouvir), com envolvimento parcial.

Agora, analisando as assertivas:

I – “Na recriação, acontece a atuação ativa do participante, que se envolve parcialmente.”

  • Mistura conceitos: recreação costuma ser ativa, mas o enunciado diz envolvimento parcial, o que se aproxima mais da ideia de diversão (espectador/ouvinte). ➡️ Falsa.

II – “A diversão é caracterizada na atuação passiva do praticante (...) a pessoa se envolve na alegria em fazer.”

  • O ponto essencial aqui é a atuação passiva, que caracteriza diversão (ex.: assistir, ouvir). Apesar da frase ter redação confusa, a classificação principal está correta. ➡️ Verdadeira.

III – “Na recreação e na diversão, a atuação sempre será ativa (...)”

  • Contraria a distinção: diversão pode ser passiva. ➡️ Falsa.

IV – “Quando a pessoa está como espectador ou ouvinte e se envolve parcialmente (...) denominamos de diversão.”

  • Isso descreve exatamente a diversão (participação indireta, parcial). ➡️ Verdadeira.

V – “A solicitação do espírito criador, que abrange totalmente a alegria do fazer, é denominada de recreação.”

  • Descreve a recreação como ação com engajamento criativo e alegria no fazer. ➡️ Verdadeira.

Logo, as corretas são II, IV e V.

Alternativa correta: (D).

Questões relacionadas

Ver últimas questões

Comece a estudar de forma inteligente hoje mesmo

Resolva questões de concursos e vestibulares com IA, gere simulados personalizados e domine os conteúdos que mais caem nas provas.

Cancele quando quiser.