As dinâmicas de grupo que se formam nas instituições escolares exercem forte influência sobre o desempenho e o comportamento individual dos educandos. Com base nisso, é correto afirmar que quanto mais homogêneo for o grupo em termos de objetivos pessoais e de desempenho acadêmico, maior será a probabilidade de coesão interna e eficácia coletiva. Nesse sentido, a seleção ou formação de grupos de alunos com níveis semelhantes de motivação e expectativa de sucesso pode ser considerada uma estratégia adequada para promover um clima de aprendizagem mais produtivo e menos sujeito a conflitos interpessoais. Tais estratégias permitiriam que o grupo operasse com maior sinergia, ao evitar discrepâncias entre estilos de aprendizagem e metas individuais, reforçando, assim, o comportamento esperado pelos agentes educacionais e minimizando a necessidade de intervenções externas por parte dos professores ou gestores escolares.
Questão
As dinâmicas de grupo que se formam nas instituições escolares exercem forte influência sobre o desempenho e o comportamento individual dos educandos. Com base nisso, é correto afirmar que quanto mais homogêneo for o grupo em termos de objetivos pessoais e de desempenho acadêmico, maior será a probabilidade de coesão interna e eficácia coletiva. Nesse sentido, a seleção ou formação de grupos de alunos com níveis semelhantes de motivação e expectativa de sucesso pode ser considerada uma estratégia adequada para promover um clima de aprendizagem mais produtivo e menos sujeito a conflitos interpessoais. Tais estratégias permitiriam que o grupo operasse com maior sinergia, ao evitar discrepâncias entre estilos de aprendizagem e metas individuais, reforçando, assim, o comportamento esperado pelos agentes educacionais e minimizando a necessidade de intervenções externas por parte dos professores ou gestores escolares.
Alternativas
Verdadeiro
Falso
Explicação
A afirmação parte da ideia de que quanto mais homogêneo for um grupo (em objetivos, motivação e desempenho), maior será a coesão e a eficácia, e que por isso seria “adequado” formar turmas/grupos com perfis semelhantes para reduzir conflitos.
Isso é generalização indevida no contexto educacional e da psicologia/socialização escolar:
-
Coesão não depende apenas de homogeneidade. A coesão de um grupo é influenciada por normas, liderança, clima relacional, objetivos compartilhados construídos, senso de pertencimento e formas de interação. Grupos podem ser homogêneos e ainda assim ter baixa coesão (competição, rivalidades, exclusões), e podem ser heterogêneos e ter alta coesão quando há cooperação e metas coletivas bem estruturadas.
-
Heterogeneidade pode favorecer aprendizagem e eficácia coletiva. Em educação, estratégias cooperativas costumam valorizar a diversidade de níveis e estilos (ex.: tutoria entre pares, ajuda mútua, complementaridade de competências). A discrepância de desempenho não é, por si só, causa de conflito; muitas vezes é um recurso pedagógico quando bem mediado.
-
“Selecionar/formar grupos por nível de motivação/desempenho” não é necessariamente adequado: pode reforçar rotulação, segregação, expectativas baixas para certos grupos e desigualdades, além de não garantir redução de conflitos.
Portanto, não é correto afirmar como regra que maior homogeneidade implica maior coesão/eficácia, nem que agrupar por níveis semelhantes seja necessariamente a estratégia adequada.
Alternativa correta: (B).