A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação leitor-texto: “A leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias tanto de ordem linguística como de ordem cognitivo-discursiva, com o fim de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher as lacunas que o texto apresenta, enfim, participar, de forma ativa, da construção do sentido. Nesse processo, autor e leitor devem ser vistos como ‘estrategistas’ na interação pela linguagem” (KOCH, Ingedore Villaça. “Ler e compreender os sentidos do texto”. 2a ed. São Paulo: Contexto, 2008, p. 7)

Questão

A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação leitor-texto:

“A leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias tanto de ordem linguística como de ordem cognitivo-discursiva, com o fim de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher as lacunas que o texto apresenta, enfim, participar, de forma ativa, da construção do sentido. Nesse processo, autor e leitor devem ser vistos como ‘estrategistas’ na interação pela linguagem” (KOCH, Ingedore Villaça. “Ler e compreender os sentidos do texto”. 2a ed. São Paulo: Contexto, 2008, p. 7)

Alternativas

A) A interação entre o leitor e o texto deve ser evitada, por fugir ao controle do autor e favorecer uma espécie de “livre interpretação”.

B) A aproximação, no texto, entre o que sabe o autor e o que sabe o leitor, é incoerente, porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.

C) A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como expressão do outro.

D) A leitura como descoberta pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição da leitura como confirmação da fala de uma autoridade.

E) A interação entre o leitor e o texto se dá por meio de sujeitos sociais, estabelece diálogo por meio de ações linguísticas e sociocognitivas, construindo propostas de sentido.

95%

Explicação

O texto de Koch defende uma concepção interacionista de leitura: compreender não é apenas decodificar a língua, mas atuar estrategicamente para construir sentido.

Passo a passo, o trecho afirma que:

  1. A leitura exige mais do que conhecimento linguístico; envolve estratégias linguísticas e cognitivo-discursivas.
  2. O leitor levanta hipóteses, testa/valida essas hipóteses e preenche lacunas do texto.
  3. Portanto, o leitor participa ativamente da construção do sentido.
  4. Autor e leitor são vistos como “estrategistas” na interação pela linguagem, isto é, há uma relação dialógica mediada por ações linguísticas e sociocognitivas.

Analisando as alternativas:

  • A é contrária ao texto: a interação é necessária, não algo a ser evitado.
  • B também contraria: o texto pressupõe cooperação/interação, não incoerência inevitável.
  • C desvia o foco: não se trata de autoconhecimento “em detrimento” do outro, mas de construção de sentido na interação.
  • D é incompatível: a leitura não é confirmação de autoridade; é processo ativo de hipóteses e validação.
  • E corresponde exatamente à tese: a interação ocorre entre sujeitos sociais, com diálogo via ações linguísticas e sociocognitivas, produzindo sentidos.

Alternativa correta: (E).

Questões relacionadas

Ver últimas questões

Comece a estudar de forma inteligente hoje mesmo

Resolva questões de concursos e vestibulares com IA, gere simulados personalizados e domine os conteúdos que mais caem nas provas.

Cancele quando quiser.