Em um texto acadêmico, o uso de linguagem subjetiva:

Questão

Em um texto acadêmico, o uso de linguagem subjetiva:

Alternativas

A) Reforça a credibilidade do texto.

B) É obrigatório para demonstrar autoria.

C) Compromete a imparcialidade e a clareza.

96%

D) Substitui a necessidade de fundamentação teórica.

Explicação

Em textos acadêmicos, espera-se uma linguagem objetiva, impessoal e precisa, pois o foco deve estar na análise fundamentada e na evidência, não em opiniões pessoais ou julgamentos de valor.

A linguagem subjetiva (marcada por impressões, achismos, adjetivos avaliativos sem comprovação, generalizações e posicionamentos pessoais não sustentados) tende a:

  1. Reduzir a imparcialidade, porque introduz vieses do autor em vez de uma argumentação baseada em dados e referências;
  2. Prejudicar a clareza, pois expressões subjetivas podem ser ambíguas e menos verificáveis.

Analisando as alternativas:

  • A) Incorreta: subjetividade geralmente enfraquece, e não reforça, a credibilidade acadêmica.
  • B) Incorreta: não é obrigatório usar subjetividade para demonstrar autoria; a autoria aparece na organização, argumentação e escolhas metodológicas, mantendo objetividade.
  • C) Correta: a subjetividade pode comprometer imparcialidade e clareza.
  • D) Incorreta: nunca substitui fundamentação teórica; ao contrário, pode evidenciar falta dela.

Alternativa correta: (C).

Questões relacionadas

Ver últimas questões

Comece a estudar de forma inteligente hoje mesmo

Resolva questões de concursos e vestibulares com IA, gere simulados personalizados e domine os conteúdos que mais caem nas provas.

Cancele quando quiser.