Considerando o texto não verbal, podemos afirmar que: I- A linguagem verbalizada utiliza-se de palavras quando se fala ou escreve. II- A linguagem não verbal não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. III- O objetivo da linguagem não verbal é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando. Está correto o que se afirma apenas em:
Questão
Considerando o texto não verbal, podemos afirmar que: I- A linguagem verbalizada utiliza-se de palavras quando se fala ou escreve. II- A linguagem não verbal não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. III- O objetivo da linguagem não verbal é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando. Está correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I, II e III.
Explicação
Vamos analisar as afirmações sobre linguagem verbal e não verbal:
I – “A linguagem verbalizada utiliza-se de palavras quando se fala ou escreve.”
- Correta. Linguagem verbal é aquela que usa palavras, tanto na forma oral quanto escrita.
II – “A linguagem não verbal não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar.”
- Correta. A linguagem não verbal se dá por imagens, gestos, expressões faciais, sinais, cores, símbolos, etc., sem depender de palavras.
III – “O objetivo da linguagem não verbal é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando.”
- Incorreta. A linguagem não verbal justamente não expõe verbalmente; ela comunica por meios não linguísticos (sem palavras).
Logo, estão corretas apenas I e II.
Alternativa correta: (d).